O que é Ceratocone?
O ceratocone é uma degeneração do olho, na qual a córnea normalmente redonda e em forma de cúpula (superfície frontal transparente do olho) se torna cada vez mais fina e protrusa.
Isso faz com que uma protuberância em forma de cone se desenvolva na área onde a córnea é mais fina – geralmente no centro ou inferior.
Essa alteração, geralmente leva à visão turva e mudanças frequentes no grau dos óculos / lente de contato.
Quais os sintomas?
No ceratocone precoce, os pacientes percebem a visão embaçada, geralmente pior à noite.
Eles também podem ter fotofobia (sensibilidade à luz) e reclamar de “imagens fantasmas”, listras ou distorções ao redor das luzes.
O que causa a Ceratocone?
A causa exata do ceratocone é desconhecida e provavelmente uma combinação de vários fatores – ambientais, comportamentais e genéticos que contribuem para a doença. Sendo esfregar os olhos um dos principais deles.
Quem é mais afetado?
Ocorre em cerca de 1 em cada 2.000 pessoas na população em geral.
É encontrado em todas as partes do mundo, mas é mais comum em certas populações geográficas e étnicas, como os asiáticos; ocorre aleatoriamente, mas pode ser herdado.
O ceratocone geralmente é diagnosticado pela primeira vez em jovens na puberdade ou no final da adolescência.
Crianças com parente afetado de primeiro grau têm muito mais probabilidade de desenvolver ceratocone.
Geralmente é bilateral (ocorrendo nos dois olhos), mas os sintomas podem ser bem diferentes entre os dois olhos; são progressivos por um período de cerca de 10 a 20 anos e depois estabilizam gradualmente.
O ceratocone ocorre com mais frequência em pacientes com atopia (asma e eczema) ou alergias oculares graves, bem como pacientes com síndrome de Down, síndrome de Marfan e amaurose congênita de Leber.