Você já ouviu falar de alguém que teve uma dor súbita nos olhos e acabou perdendo a visão por causa disso? E foi falado para ela que ela teve uma crise de glaucoma agudo? Será que existe mais de um tipo de glaucoma? Continue lendo e saiba mais a seguir.
Olá! Seja muito bem-vindo, meu nome é Wilson de Martini Júnior, sou médico, oftalmologista e é um prazer ter você aqui! Abaixo você conhecerá os tipos de glaucoma.
Começando por esse que costuma dar sintomas sinais e é um dos mais ouvidos e conhecido pelas pessoas: o glaucoma agudo ou glaucoma de ângulo fechado.
Ele é caracterizado por um momento súbito da pressão. A pressão aumenta de uma hora para outra por causa de uso de medicamentos ou por traumas, ou então, porque a pessoa tem condições anatômicas, ou seja, tem um olho que predispõe a que isso aconteça.
Ela é caracterizada pelo aumento da pressão súbita, causando dor, desconforto, olho vermelho, embaçamento visual que se não for tratado nos estágios iniciais, nas horas iniciais, essa pessoa pode até mesmo perder a visão.
Por isso é muito importante estar atento esses sinais, mas ele não é o único tipo de glaucoma.
A gente tem ainda o glaucoma de ângulo aberto, que é o mais comum.
Só que ele é ao mesmo tempo o mais traiçoeiro também. Porque não costuma dar sinais, nem sintomas. A pessoa demora anos para evoluir e acaba perdendo a visão muitas vezes por não ter nenhum conhecimento ou nenhum sintoma dessa doença.
Por isso, mais uma vez eu reforço a importância da avaliação oftalmológica preventiva. Porque a partir do momento inicial do diagnóstico, é possível tratar e evitar que ele evolua.
Além dessa doença de ângulo aberto e de ângulo fechado que nós já falamos, existe o glaucoma congênito, que é quando a criança já nasce com glaucoma.
Quando isso é verificado a tempo, a pessoa que tem esse diagnóstico, a criança, ela tem tratamento e a pessoa pode evoluir muito bem, apresentando nenhuma ou pouca sequela de perda visual.
Além desse tipo, nós temos também os glaucoma secundários, glaucomas por uso de medicamentos, como por exemplo, colírios à base de corticoide, traumas e também cirurgias que podem levar ao aumento da pressão e a pessoa perder a visão.
Esses são alguns tipos de glaucoma, existem vários outros, mas são os principais e por isso, através desses tipos que eu falei, reforço a importância da consulta oftalmológica frequente, porque o diagnóstico precoce pode evitar que a pessoa fique cega.
E aí gostou desse artigo? Conheceu um pouco dos tipos de glaucoma? Tenho certeza que ele vai ajudar bastante gente.
Você pode compartilhar esse artigo e não se esqueça de se inscrever no nosso canal. Assim, esse artigo chegará para muito mais pessoas e vai ajudá-las no conhecimento dessa doença que é muito perigosa, pois deixa cego de forma irreversível as pessoas que têm e não fazem o tratamento.
Um grande abraço fiquem com Deus e até o próximo artigo.
* Transcrição do vídeo